Blog

O TABERNÁCULO

16/09/2009 00:14

O ÁTRIO EXTERIOR

O Tabernáculo era uma tenda portátil com uma armação de madeira para dar estabilidade. O santuário inteiro consistia em três partes: (1) um átrio externo cercado por cortinas apoiadas em colunas. Era oblongo em sua forma, e a sua entrada estava ao lado oriental. (2) o altar de holocausto (altar de bronze) estava dentro do átrio, em frente à entrada. (3) o próprio Tabernáculo foi localizado à parte ocidental do átrio. O Tabernáculo foi dividido por um véu ou cortina pendente em duas câmaras. A primeira câmara chamada de Lugar Santo, contendo a Mesa, o Candelabro, e o Altar de Incenso. Só os sacerdotes eram permitidos nesta seção. A segunda câmara chamada o Santo dos Santos, contendo a Arca da Aliança. O Sumo Sacerdote adentrava somente uma vez ao ano no Santo dos Santos, no Dia da Expiação. Os objetos reservados para o Santo dos Santos foram construídos de metais preciosos e tecidos. Os destinados às áreas mais externas foram feitos de bronze e tecidos e materiais comuns. O Tabernáculo foi coberto por uma tenda e coberturas de tecido.

 

O SANTO LUGAR

 

 Quando o sacerdote entrava no Lugar Santo, ele estava entrando na estrutura do tabernáculo. A tenda do tabernáculo era a característica principal do complexo. Era uma estrutura retangular que mede 30 cúbitos (15 metros) de extensão e 10 cúbitos (5 metros) de altura e largura.

A Estrutura

O Santo Lugar era onde os sacerdotes partiam o pão da Preposição. Era um quarto de 20 cúbitos de extensão, por 10 cúbitos de largura e 10 cúbitos de altura (10 x 5 x 5 metros). Seus lados eram formados por armações verticais douradas. A bela cortina de linho com seu molde (bordado) de querubim, poderia ser vista pela armação na frente e no teto. Havia quatro colunas douradas à entrada e na parte de trás do quarto, e atrás do véu santo estava a arca da aliança.

 

O SANTO DOS SANTOS

 

 O Santo dos Santos, um pequeno cômodo de 10 cúbitos x 10 cúbitos (5 x 5m) separado do Santo Lugar pelo véu. Ali havia uma peça da mobília remissória, a Arca da Aliança, com seu propiciatório. Ali não havia nenhuma luz natural como a do sol, e nenhuma luz artificial, mas a própria Glória de Deus a "Shekinah " iluminava o Lugar Santíssimo.

Não havia ali nenhum assento para o homem, aqui, Jeová sentou-se só, no trono de glória e justiça. Como o
Sumo Sacerdote entrava uma vez ao ano, ele entrava com cabeça curvada, pés descalços, e sinos. Nenhuma voz humana era ouvida, só a voz de Deus.

>>

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.